Com investimento total de R$ 261.609.602,52, resultado de convênio entre o Governo do Estado e Governo Federal, via Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o interior vem conseguindo melhorar o deslocamento de passageiros e, principalmente, alavancar a produção rural, base econômica da maioria das cidades amazonenses.
As obras são executadas por equipes da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) e segundo o governador do Amazonas, José Melo, elas melhoram diariamente a vida das pessoas. “Nosso interior tem condições de se desenvolver ainda mais com uma infraestrutura que permita facilidade ao escoamento da produção. Ganha o produtor, ganha o consumidor. É por isso que obras como essa melhoram a vida de todos”, enfatizou Melo.
O trabalho dos produtores da cidade de Codajás (distante 240 quilômetros de Manaus) ganhou impulso depois que o porto passou a funcionar. De acordo com presidente da Cooperativa Mista de Produtores de Açaí e Frutas Regionais do Município de Codajás, José Vieira de Oliveira, antes os produtores que saem da zona rural para a cidade não tinham local adequado para descarregar a produção e ainda precisavam carregar sacas nas costas.
“Agora o caminhão da cooperativa espera no porto. Quando os produtores e os canoeiros chegam, eles já descarregam tudo e o caminhão faz o transporte da produção para a fábrica de açaí. Antes, muitos produtores carregavam vinte, até trinta sacas nas costas. O Governo está de parabéns. Essa obra melhorou nosso trabalho, está muito melhor”, destacou José Vieira.
A Cooperativa conta com quase 70 associados e a produção do açaí, somente dos cooperados, chega a 336 toneladas por ano, já que eles utilizam sistemas de resfriamento e congelamento das polpas. A produção média anual de açaí em Codajás chega a aproximadamente 1 mil tonelada por ano.
Até agora já foram entregues pelo Governo do Amazonas os portos de Beruri, Coari, Codajás, Careiro da Várzea, Barreirinha, Itapiranga, Boa Vista do Ramos e Iranduba. Os terminais portuários de Manicoré, Manacapuru, Itacoatiara, Tabatinga e Lábrea também já estão em pleno funcionamento.
Novas inaugurações – De acordo com informações da Seinfra, para o mês de junho deste ano estão previstas novas inaugurações. Será a vez de Itamarati, Carauari, Guajará, Ipixuna e Canutama ganharem novos portos. Para os meses de julho e agosto de 2014 estão agendadas as entregas dos portos de Autazes e de Borba. Até o fim do ano, vão ser inaugurados pelo Governo os terminais fluviais de Eirunepé, São Gabriel da Cachoeira e Tapauá. Quando concluído o cronograma de inaugurações, serão 23 novos portos em todo o Amazonas.
Estrutura moderna – Os portos construídos por meio de parceria entre Estado e União possuem todas as condições necessárias para o embarque e desembarque de cargas e de passageiros, com o porto flutuante, pontes de acesso, retroporto com terminal de passageiros, estacionamento, administração, estação de Tratamento de Efluentes (ETE), fábrica de gelo e gerador de energia, além de salas climatizadas para passageiros e para a Alfândega. As obras seguem todas as normas e padrões exigidos a fim de garantir a segurança dos usuários.
FOTOS - MICHAEL DANTAS / AGECOM
FOTOS - MICHAEL DANTAS / AGECOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário